A Cousa é uma das principais editoras de livros em atividade no Espírito Santo, com mais de 250 obras publicadas ao longo de 14 anos de trabalho. Tem a maior parte de seu catálogo dedicado à literatura produzida em terras capixabas, difundindo autores já consagrados e estreantes, porém seu alcance é nacional.

Publicações já foram indicadas como leitura obrigatória no vestibular da Universidade Federal do Espírito Santo, além de constar em bibliografias de programas de pesquisa em diversas instituições de ensino no Brasil e no exterior, atuando em intenso intercâmbio com outras pequenas editoras e ações literárias no Brasil.

A editora também publica escritores de outros países. Oração, texto teatral do renomado dramaturgo espanhol Fernando Arrabal, faz parte de seu catálogo em edição bilíngue; e Aqui jazz, poema de Antonin Artaud (ambos em tradução de Wilson Coêlho). Foi premiada duas vezes no PROSUR, programa de tradução e difusão de autores argentinos. Em 2014 com Espécie, dramaturgia de Sebastián Huber, tradução de Rafaela Scardino; e em 2015 com O assassino dos porcos, contos de Luciano Lamberti, tradução de Wladimir Cazé.

Foi parceira do Circuito Ufes de Leituras, realiza a intervenção Literatura a quilo (POCAR Festival de Cultura) e promoveu o evento Invasão Capixaba com edições já realizadas em Diamantina, Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP), além de outras ações de difusão da literatura e cadeia produtiva do livro.

Em 2018 compôs a Casa do Desejo, iniciativa de pequenas editoras na Festa Literária Internacional de Paraty - Flip, RJ, expondo catálogo e realizando bate-papos e lançamentos de seus autores. Em 2018 participou novamente da Flip compondo a Cadeia Literária.

 

Executou em 2021 a I Caravana Combiousa, passando por seis municípios capixabas doando livros e realizando entrevistas com escritores. Os episódios estão disponíveis no canal da editora no YouTube e foram exibidos também na TVE-ES.

A difusão e comercialização de conteúdos digitais caminha junto com a produção de livros físicos, confeccionando as obras também em formato e-pub e distribuindo nas principais lojas virtuais do país (Saraiva, Google, Apple, Amazon, entre outras).

No momento suas sedes físicas estão fechadas, mas tem realizado eventos itinerantes em sua Kombi apelidada de Combiousa, promovendo ações de divulgação e debates sobre as literaturas, além de visitas a escolas públicas e outras entidades.

Venceu em 2021 o prêmio Jabuti, categoria crônicas, com o livro Histórias ao redor, do escritor Flávio Carneiro, um feito inédito para uma editora capixaba.

Em 2022 a Caravana Combiousa foi indicada ao Prêmio Candango em melhor projeto de leitura da lusofonia. No mesmo prêmio fomos indicados a melhor livro de poesia com duas obras: Terra Natal, de Mariana Ianelli; e Sonetos, de Wilberth Salgueiro.

Temos também o CIC - Cineclube Itinerante Combiousa.

A Cousa acredita e vive a #literaluta.